O Jalapão Tocantins é um destino ainda pouco explorado pelo turismo de aventura no Brasil, mas que reserva trilhas e cenários incríveis para quem decide conhecê-lo.

Localizado no Tocantins próximo à divisa com a Bahia, o Jalapão é uma área de 34 mil km2 distribuídos principalmente entre as cidades de Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

Na entrada sul do Jalapão o principal atrativo é o Cânion Sussuapara, uma fenda estreita por entre paredões de pedra por onde a água desce cristalina de uma altura de 12 metros. As pequenas quedas d’água ao longo do caminho formam piscinas naturais de águas geladas em meio às samambaias.

Outra parada obrigatória é a Pedra Furada, um bloco de rochas desenhadas pelos ventos ao longo dos séculos, de onde se avista a beleza do Morro Solto e um por do sol que os visitantes levam para sempre na memória.

Mais a leste, o Rio Novo presenteia os turistas com a Cachoeira da Velha, um conjunto de duas quedas d’água com 100 metros de largura e 15 metros de queda livre. O local é equipado com um mirante de onde se pode avistar com segurança a beleza das águas e da floresta.

As águas caudalosas do Rio Novo também permitem a prática de rafting e seus bancos de areia produzem uma prainha logo abaixo da Cachoeira da Velha que impressiona pela areia branca e a água cristalina.
Para quem gosta de um bom mergulho, a Cachoeira do Rio Formiga forma uma piscina transparente de água verde esmeralda que pode ser aproveitada pelos visitantes. A água é tão limpa que mesmo nas áreas mais fundas é possível ver a areia branca sob os pés e a vegetação ao redor completa o cenário deslumbrante.

Uma das atrações mais curiosas do Jalapão são os ferevedouros, nascentes de água transparente que brotam sem parar da terra e formam pequenas piscinas naturais. Por causa da pressão da água que vem do subsolo, é possível até mesmo ficar sentado sobre a superfície dos fervedouros, o que gera muitas risadas e diversão entre os visitantes.
Os mais famosos são os fervedouros do Ceiça e do Alecrim, uma das nascentes do rio que formam a Praia do Alecrim, com grande extensão de areia excelente para tomar banho, aproveitar o sol e relaxar em meio à mata.

Dentre as maravilhas que o Jalapão oferece estão as dunas alaranjadas de 200 a 400 metros de altura que refletem o sol em tons dourados e permitem avistar a Serra do Espírito Santo. No alto dessa imensa formação rochosa há um mirante que oferece uma das mais belas visões do nascer e do por do sol sobre a região.

Vale a pena visitar ainda a Serra da Catedral, uma Reserva de Patrimônio Natural onde o vento formou uma imensa fachada nas rochas. O horizonte do Jalapão também é decorado pelo Morro do Gorgulho, um conjunto de grandes rochas avermelhadas esculpidas pelos ventos e pelas águas há milhões de anos.

Descubra pacotes completos para conhecer tudo o que o Jalapão oferece! 

 

Nossos Roteiros

 Pacote de passeio para o Jalapão com visitas aos principais pontos turísticos da Região

 

3 Dias                                                                   4 dias                                                                           5 dias 

 

Descubra as belezas do Jalapão com pacotes completos e os melhores preços!